Américo


Américo - Guarda-Redes "Magriço"
6 de Março de 1933 - Santa Maria de Lamas


Internacionalizações: 15


Campeão nacional 58-59 (2 jogos)
Taça de Portugal 67-68

Américo Lopes foi um dos três portistas que integraram o grupo dos 22 célebres "Magriços" que realizaram a campanha do Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra. Não foi utilizado, um facto de que o selecionador nacional se confessou arrependido alguns anos mais tarde.




Américo fez praticamente a travessia do deserto do F.C.Porto durante quase uma década, mas antes tudo começou com algum sucesso. Quando o F.C.Porto conquistou o Título Nacional de 1958/59, sob o comando de Bella Guttmann, Américo tinha acabado de chegar ao clube. Era o terceiro guarda-redes, mas Manuel Pinho e o internacional Acúrcio ainda lhe permitiram realizar um jogo nessa temporada.

Em 1963/64 o lugar entre os posres já era seu e assim se manteve durante os conco anos seguintes. Rapidamente conquistou também um lugar na Selecção, estreando-se na Suiça, em 1964, num jogo que Portugal venceu por 3-2.

Após ter revelado uma regularidade notável foi com alguma surpresa que não foi utilizado nos jogos de apuramento para o Mundia de 1966 nem na fase final dessa competição. O futuro encarregou-se de revelar o seu devido valor, quando o selecionador nacional, passado alguns anos, confessou que o seu único erro em Inglaterra foi não o ter colocado na equipa em vez de José Pereira quando retirou o sportinguista Carvalho.







Regressaria à selecção em 1967, fazendo então nove jogos consecutivos. Só cederia o posto para o jovem Damas, no final de 1968.

No F.C.Porto conquistou ainda uma Taça de Portugal, em 1968, tendo realizado uma exibição notável na final. Para culmatar a sua carreira, venceu a primeira classificação de regularidade alguma vez instituída em Portugal, o Prémio Somelos. No final da época de 1969, com 36 anos, despediu-se do futebol.









































DESPEDIDA






BOAVISTA POR EMPRÉSTIMO


1 comentário:

Armando Pinto disse...

Américo passou a guarda-redes titular do F C Porto em 1961/62.

Abraço
Armando Pinto