Vitória sobre o Arsenal

F.C.Porto 3 - Arsenal 2
ESTÁDIO DO LIMA 6 MAIO 1948

Pode parecer estranho uma Taça ganha num jogo amigável fazer parte da galeria do orgulho do futebol azul e branco. A Taça foi oferecida ao F.C.Porto por um grupo de sócios que assim decidiu perpetuar aquela que terá sido uma das mais importantes vitórias da história do F.C.Porto.

O adversário era só o Arsenal de Londres, considerado na altura a melhor equipa do Mundo. Estavamos a 6 de Maio de 1948, o jogo era no Estádio do Lima completamente cheio. Ninguém queria perder a oportunidade de ver ali, bem perto, os melhores jogadores do Mundo e poucos teriam alguma réstia de esperança numa vitória.

Só que a entrada em jogo da equipa do F.C.Porto foi tão fulgurante que em poucos minutos conseguiu três golos. Um estádio atónito e em delírio via o F.C.Porto a ganhar ao Arsenal por 3-0 ainda não havia meia hora de jogo. O Arsenal ainda conseguiu marcar dois golos, mas já não teve força para inverter o marcador.

A vitória foi mais saborosa porque dias antes o Arsenal tinha "aviado" o Benfica com um concludente 4-0. Também por isso teve tanto significado que ainda hoje esta Taça é a mais emblemática, e mais "pesada" de sempre. São 300 quilos em peso bruto, 130 só em prata, e foi entregue à Direcção quase ano e meio depois dessa grande vitória. Tempo suficiente para angariar fundos e construir uma autêntica obra de arte que assinala uma das mais espectaculares vitórias do F.C.Porto e do futebol português.


















F. C. PORTO - BARRIGANA, ALFREDO PAIS, E FRANCISCO, VIRGÍLIO, ROMÃO, E JOAQUIM, LOURENÇO, ARAÚJO, CORREIA DIAS, GASTÃO, E CATOLINO (SANFINS)

TREINADOR- VACHETTO

1-0 AOS 9 MINUTOS por ARAÚJO
Gastão abriu para Joaquim que endossou a Araújo. A cerca de 30 metros rematou com impécavel direcção, indo a bola entrar no ângulo superior esquerdo, depois de tabelar no poste


2-0 AOS 18 MINUTOS por CORREIA DIAS
Joaquim abriu em profundidade para Lourenço seguindo a bola para Araújo que com um leve toque a colocou em Correia Dias rematando a meia altura sem possibilidade de defesa


3-0 AOS 20 MINUTOS por CORREIA DIAS
Triangulação entre Gastão ,Joaquim e Araújo foi inteligentemente aproveitada para atrair a si a defesa. No momento preciso um passe para Correia Dias que marca o golo

Witacker , secretário geral do Arsenal classificou ARAÚJO como um dos melhores jogadores que viu actuar.






Sem comentários: