11 de Março de 1936
Posição: Avançado
Internacionalizações: 21
Clubes Representados: F.C.Porto
PRIMEIRO ATLETA OLÍMPICO DO F.C.PORTO E O PRIMEIRO JOGADOR DO CLUBE A CAPITANEAR A SELECÇÃO NACIONAL
VENCEDOR DO CAMPEONATO DA LIGA34-35
21 VEZES INTERNACIONAL
Valdemar Mota vivia perto da Constituição e desde muito novo frequentou as escolas do clube. Estreou-se na equipa principal em 1936, e em 1928 ganhou também um lugar na Selecção Nacional. Até 1936 só falhou dois dos 23 encontros em que Portugal esteve envolvido, conseguindo assim igualar o recorde de internacionalizações que pertencia a Amaro do Belenenses.
Em 1928 competiu nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, marcando dois dos sete golos que serviram de pilar à primeira grande presença do futebol português no estrangeiro. Ainda pela Selecção teve o seu maior momento num Portugal-Itália, que terminou a com vitória nacional por 4-1. Valdemar rubricou três golos.
No clube fez parte dos "três diabos do meio-dia", grupo que integrava Pinga e Acácio Mesquita, e conquistou dois troféus nacionais.
Após ter abandonado o futebol nunca mais esqueceu os companheiros, e até ao fim da vida de Siska ajudou-o economicamente, para que pudesse comprar os medicamentos que necessitava.
1 comentário:
OLÁ BOA TARDE. EXCELENTE TRABALHO EM PROL DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO. AO MELHOR NÍVEL DE QUE SE VAI FAZENDO POR AÍ (E MAL). PARABÉNS, VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
Enviar um comentário