Soares dos Reis


Soares dos Reis - O primeiro "keeper internacional
11 de Março de 1910

Posição: Guarda-Redes

Internacionalizações: 4

Clubes Representados: F.C.Porto

CAMPEÃO DA LIGA 34-35

CAMPEÃO DE PORTUGAL 36-37

CAMPEÃO NACIONAL 38-39

Teve a ingrata missão de substituir na baliza o mítico húngaro Siska. Teve sucesso e conseguiu durante algumas épocas ser o incontestável dono do lugar.

Soares dos Reis foi orientado pelo homem que o sucedeu, figura cimeira em êxitos históricos, como o último Campeonato de Portugal (prova a eliminar que se pode considerar o antepassado da Taça de Portugal) do palmarés do clube, e nos primeiros títulos da I Liga e Campeonato Nacional da I Divisão que se disputaram.

Aqueles sucessos alcançados entre 1934 e 1939 foram ainda complementados pelo Título de 1939/40, mas aí o lugar de "keeper" principal já não era seu, mas sim de outro húngaro que o clube contratara algum tempo antes, Bela Andrasik.

Outro momento histórico para o clube ocorreu a 11 de Março de 1934. Nesse dia o F.C.Porto teve pela primeira vez um seu guarda-redes na Selecção Nacional. Em Madrid Soares dos Reis estreou-se mas Portugal sofreu nove golos da Espanha num dos piores dias do futebol nacional.

Soares dos Reis continuou ligado ao clube como dirigente. Foi ele quem convenceu Virgílio a trocar o Entroncamento pelo Porto, e Hernâni a fazer o mesmo em relaçãoao Águeda. Assim o clube conquistou duas das suas maiores figuras.














































SELEÇÃO DO PORTO

Sem comentários: