Cubillas - Um poço de classe
8 de Março de 1949 - Lima (Perú)
Posição: Médio
Internacionalizações: 107
Clubes Representados: Alianza de Lima ; Basileia ; F.C.Porto ; Fort Lauredale
109 JOGOS 65 GOLOS
Cubillas foi contratado nos finais de 1973 ao Basileia, através do pagamento de 5600 contos de luvas e um ordenado mensal de 125 contos. Chegou ao Porto em Janeiro de 1974 e aí ficou até finais de 1976.
8 de Março de 1949 - Lima (Perú)
Posição: Médio
Internacionalizações: 107
Clubes Representados: Alianza de Lima ; Basileia ; F.C.Porto ; Fort Lauredale
109 JOGOS 65 GOLOS
Nunca um jogador estrangeiro com tanta categoria e renome como Cubillas havia passado por Portugal, até ao dia em que ingressou no F.C.Porto. Em quatro épocas passeou uma enorme classe pelos relvados portugueses.
Desde muito novo destacou-se no Alianza, e com 19 anos estreou-se na equipa nacional, frente ao Brasil. Esteve presente em três fases finais do Mundial (1970 ; 1978 ; 1982), rubricou 10 golos nesses torneios, o que o tornou num dos melhores marcadores do Campeonato do Mundo.
Em 1972 foi eleito o melhor jogador da América do Sul, tendo de seguida rumado para a equipa suiça do Basileia, do qual se transferiu para o futebol português.
Em Portugal não foi Campeão, porque um célebre jogo em Alvalade, em Março de 1974, retirou o F.C.Porto da corrida ao título. Mas não restavam dúvidas que não era só o jogador mais caro a actuar em Portugal. Era também o melhor.
Regressou ao Perú em 1977 após ter sido homenageado pelos seus colegas e clube. Fizeram-se contas e balanços. Cubillas tinha realizado 109 jogos e marcado 65 golos. Financeiramente o negócio havia sido excelente. Pois para além de ter recebido pelo seu passe 6380 contos, o F.C.Porto rentabilizou a sua presença em jogos internacionais, com uma subscrição pública e uma partida de apresentação.
Jogou ainda nos Estados Unidos e abandonou a competição já com uma idade avançada, após ter regressado só para ajudar o Alianza, que perdera a sua principal equipa num desastre de aviação. Tinha sido o melhor jogador peruano de todos os tempos e um dos maiores do Mundo na sua época.
1 comentário:
well done.
ajrusso
Enviar um comentário