Hernâni

Hernâni - A grande figura dos anos 50
1 de Setembro de 1931 - Águeda
Posição: Avançado
Internacionalizações: 28
Clubes Representados: Águeda ; F.C.Porto ; Estoril
DOIS CAMPEONATOS E DUAS TAÇAS DE PORTUGAL

"O JOGADOR DAS FINTAS DESCONCERTANTES"
Foi o grande líder do F.C.Porto durante os anos 50. Um período em que o clube viveu os melhores momentos da sua história, que só viriam a ser ultrapassados duas décadas depois. Destacou-se muito cedo no clube da sua terra, o Recreio de Águeda, e aos 16 anos já o F.C.Porto e Benfica tentavam contratá-lo. Em 1950, com 18 anos, optou pelo clube do Norte porque ficava mais perto de casa e não lhe exigia que se separasse da companhia dos pais. Entre 1950 e 1964 foi a grande figura do clube. Representou-o em todas essas épocas, com excepção do ano em que teve de cumprir o serviço militar em Lisboa, em que enverdou a camisola do Estoril.


Como figura principal de uam equipa que contava com outros grandes jogadores como Virgílio, Pedroto, Miguel Arcanjo, Carlos Duarte, Jaburú, e Monteiro da Costa, Hernâni tinha capacidade para se desdobrar em várias funções. Normalmente era um extremo que fazia a diferença, mas também conseguia destacar-se como médio direito, ou mesmo ponta-de-lança. Refira-se que ao longo de toda a sua carreira apontou mais de 100 golos, e em 1956/57 foi o segundo melhor marcador do campeonato, só suplantado por José Águas com 26 tentos.

A sua veia goleadora ficou ainda demonstrada nas duas finais da Taça de Portugal que o F.C.Porto venceu nos anos 50, as primeiras da sua história. Em 1956 o F.C.Porto arrecadou o troféu derrotando o Torreense por 2-0, com dois golos de Hernâni. Dois anos depois o triunfo perante o Benfica alicerçou-se num tento solitário do mesmo jogador.

Representou a Selecção nacional durante 12 anos, de 1953 a 1964, realizando 28 jogos sublinhados por cinco golos. Abandonou a actividade precisamente no ano em que vestiu pela última vez a camisola das Quinas. Continuou no F.C.Porto onde exerceu por três vezes cargos de direcção.









































 



























SELECÇÃO MILITAR






 ESTORIL-PRAIA

Sem comentários: