António Oliveira - Jogador e Treinador Bicampeão
Posição: Avançado
Internacionalizações: 24
Clubes Representados: F.C.Porto ; Bétis ; Penafiel ; Sporting ; Maritimo
Em 1972 só não paricipou na Minicopa no Brasil após ser o único portista convocado por motivo de lesão. Quando José Maria Pedroto regressou às Antas para fazer uma das maiores revoluções do futebol nacional e trazer de novo o F.C.Porto à ribalta, Oliveira já era o mestre da companhia. O grande artista do plantel. Goi nessa condição que levou o F.C.Porto à conquista da Taça de Portugal de 1977, e do Bicampeonato de 1977/78 e 1978/79.
Após uma experiência malograda no Bétis de Sevilha a sua carreira como jogador do F.C.Porto terminou pouco depois por se ter incompatibilizado definitivamente com o presidente Américo de Sá, após este ter expulso do clube Pinto da Costa e José Maria Pedroto. Fez uma travessia no deserto no clube da sua terra, o Penafiel, onde foi jogador-treinador, e alcançou resultados sensacionais e manteve o estatuto de internacional.
Fez as últimas temporadas de futebolista no Sporting alcançando de novo um título e uma Taça de Portugal. Deixou de jogar em 1986 e abraçou a carreira de treinador. Após ter levado Portugal à fase final do Europeu de 1996, regressou ao F.C.Porto como técnico principal. Em dois anos conquistou dois títulos nacionais.
BI CAMPEÃO NACIONAL 77-78 78-79
249 JOGOS 86 GOLOS
1 comentário:
Excelente futebolista, inteligente a jogar
Enviar um comentário